Polícia
Operação “Copo Sujo” contabiliza números positivos e 1.639 veículos já foram vistoriados
- Detalhes
- Categoria: Polícia
- Criado em Quarta, 01 Agosto 2012 07:58
- Última atualização em Quarta, 01 Agosto 2012 07:58
- Data de publicação
- Escrito por Notícias MS
- Acessos: 176
Divulgação

Campo Grande (MS) – Um balanço divulgado nesta terça-feira (31) pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), através do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), da Operação denominada “Copo Sujo” mostra que até o momento 1.639 veículos foram vistoriados e um total de 3.403 pessoas abordadas. A operação foi realizada na região do polo Ponta Porã por meio do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F).
As estatísticas apontam ainda dois veículos recuperados, cinco mandados de prisão cumpridos, 12 armas de fogo apreendidas, dentre elas um fuzil sete milímetros e uma submetralhadora de nove milímetros, bem como 100 munições de diferentes calibres recolhidas durante as ações policiais.
Com o objetivo de combater o tráfico de drogas e armas na fronteira do Brasil com o Paraguai os policiais prenderam 19 pessoas em flagrante delito. Vinte e quatro motos foram apreendidas e 1.102 kg de maconha foram interceptados na região de fronteira. Os números revelam ainda 22 peças de madeira cerrada, da espécie Ipê, recuperadas pelos policiais que também apreenderam porções de crack e pasta base de cocaína. Mais de 240 veículos foram removidos, 87 autos de infração foram aplicados, duas Carteiras de Habilitação foram apreendidas e 11 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVs) foram recolhidos.

Para o diretor do Departamento de Operação de Fronteira, coronel da Polícia Militar Edilson Osnei Nazareth Duarte, esta é a primeira vez que todos os órgãos de segurança pública e de defesa territorial se reúnem para executar uma ação específica, engajados em um objetivo comum, que visa reduzir a criminalidade na faixa de fronteira, especialmente em Ponta Porã, que faz fronteira seca com o Paraguai. “O fluxo do transporte entre estas duas cidades traz a facilidade da condução de produtos ilegais como drogas, contrabando, medicamentos para o Estado”, lembra o comandante.
Segundo o coronel Duarte, a operação não tem data definida para terminar. “O contingente policial estará nesta região até cumprir o objetivo final que é a identificação e prisão de todos os elementos criminosos que estão estabelecidos na região da fronteira e principalmente no Estado de Mato Grosso do Sul”, enfatiza.
Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira
Além do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F), participam das ações na faixa fronteiriça o Departamento de Operações de Fronteira (DOF), policiais civis, militares, federais e rodoviários federais, integrantes das receitas estadual e federal, fiscais da Agência Estadual de Defesa Sanitária a Animal e Vegetal (Iagro), Força Nacional e Exército Brasileiro. A articulação de todas as forças foi ressaltada pelo secretário executivo do GGI-F, coronel Valter Godoy Rojas. “Esta força tarefa fez com que todos os objetivos traçados no planejamento fossem alcançados e o enfrentamento da criminalidade na região do Copo Sujo vai continuar. Este entrosamento foi fator preponderante para o bom andamento das ações propostas”, explicou o coronel.

As atuações das forças policiais na região do Copo Sujo fazem parte de um estudo e planejamento minuciosos, alerta o coronel Godoy. “Todo trabalho de avaliação e planejamento levou nossas equipes até esta localidade, além de termos tido apoio da população, o que é muito importante. Tudo isso vai ao encontro da finalidade do GGI Fronteira de realizar enfrentamentos de forma articulada, planejada, integrada com todas as esferas”, explica o secretário-executivo do Gabinete de Gestão. “Todas as ações que se realizam de forma preventiva e repressiva refletem diretamente na diminuição dos índices de criminalidade”.


